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Oct 8, 2018

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Exercícios

Exercícios para Ganho de Amplitude de Movimento

Exercícios Pendulares em Flexão

 



 

 

 


Cuidado  com a postura. Incline o corpo para frente com a coluna o mais reta possível. Apoie sua mão do braço contrário do exercício em alguma superfície firme.  A medida que o movimento começa aumentar pode-se inclinar o corpo ainda mais.

Exercicios pendulares laterais

  
Lembrar que o corpo deve ser inclinado para frente com a coluna reta. Não faça esse movimento sem inclinar o corpo.

Pendulares em rotação


Fazer círculos com o braço tanto no sentido horário (a favor dos ponteiros de um relógio) e no sentido anti-horário (movimento contrários ao de um relógio) Lembrar de inclinar o corpo para frente!

Ganho de flexão Passiva na mesa:


Com uma pequena toalha apoie as 2 mãos, a cadeira deve ficar um pouco afastada da mesa. Cuidando a postura, incline o corpo para frente até o limite da dor.  Muito útil para pacientes que tem ainda pouco amplitude de flexão.

Ganho de Flexão Passiva com a ajuda da outra mão.

Tenha cuidado para que o braço a ser tratado fique bem relaxado. Use EXCLUSIVAMENTE a força do braço contrário para elevar o braço.

Ganho de Flexão Passiva com bastão


Ajuda principalmente paciente que já estão mais adiantados no ganho de flexão. De preferência as joelhos devem estar dobrados.

Exercícios para ganho de rotação externa


Deitada, com as perna dobradas e coluna reta. Empurre o bastão para o lado a ser trabalhado, rodando o braço para fora.  A força deve vir EXCLUSIVAMENTE do braço contrário.
Dica: O braço deve estar bem junto ao corpo e o cotovelo a 90 graus de flexão.

Exercícios para ganho de rotação interna

Em pé, com a coluna reta, com auxilio de uma pequena toalha.
Com a mão do braço a ser trabalhado para trás buscando o centro da coluna e o outro braço puxando a toalha inicialmente para cima a fim de levantar o ombro a ser trabalhado. (primeira imagem)
Quando a mão subir até  o limite da dor, abaixe o braço que está puxando pela frente (segunda imagem).

Ganho de Flexão Ativa/Passiva na parede (“escada”)

De pé, completamente de frente para parede, começando com a mão abaixo do ombro, inicie elevação do braço, fazendo movimentos com os dedos imitando subida de uma escada.
Mantenha a coluna bem reta (não deixe o corpo inclinar para trás)
Parar a subida conforme a dor.

Exercícios para fortalecimento


De pé, com a coluna reta, completamente de lado para a parede que está amarrado a faixa elástica (Thera-Band). Com o braço bem junto ao corpo e com a mão posicionada na mesma altura que o cotovelo. Rodando o braço para dentro e volte a posição inicial.


De pé, com a coluna reta, completamente de lado para a parede em que está amarrada a faixa elástica (Thera-Band). Rodando o braço para fora e volte a posição inicial.


De pé, com a coluna reta, completamente de frente para a parede que está amarrado a faixa elástica (Thera-Band). Com o ao lado do corpo e inicie movimentos de vai e vem puxando o elástico (serrote).


De pé, com a coluna reta, completamente de frente para a parede que está amarrado a faixa elástica (Thera-Band). Com o ao lado do corpo e inicie movimentos de vai e vem empurrando o elástico (serrote).

 


Corpo deitado sobre o lado contrário do exercício, com um pequeno travesseiro entre as pernas e sob a cabeça. O braço de cima deve estar junto ao corpo. Faça movimentos de elevar e baixar o peso.

Exercícios Escapulares