Videocirurgia ou artroscopia do ombro

Home / Cirurgias / Videocirurgia ou artroscopia do ombro

out 8, 2018

0

Videocirurgia ou artroscopia do ombro

O que é a videocirurgia ou artroscopia do ombro?


A videocirurgia, ou artroscopia do ombro, é uma técnica que permite a visualização e o tratamento do interior da articulação sem a necessidade de expô-la. Assim, torna-se um procedimento mais seguro, com maior probabilidade de recuperação.


Como é realizada a videocirurgia do ombro?

Para a realização da videocirurgia do ombro, são feitas pequenas incisões na pele, chamadas “portais”, por onde são introduzidos a câmera e outros instrumentos cirúrgicos. Geralmente, são necessários de 3 a 4 portais. É crucial infundir soro fisiológico na articulação, expandindo suas estruturas para uma visualização mais clara e precisa.

Uma vez que a articulação é visualizada, o cirurgião pode avaliar a integridade de todas as suas estruturas, permitindo diagnósticos mais precisos em comparação aos exames de imagem modernos, como a ressonância magnética. Após o diagnóstico, o cirurgião realiza o reparo das lesões encontradas utilizando materiais específicos para cada doença e situação.

Quais são as vantagens oferecidas pela artroscopia do ombro em comparação com a abordagem cirúrgica tradicional?

 

As vantagens da artroscopia do ombro em comparação com a cirurgia tradicional são numerosas e merecem destaque:

  • Redução significativa da agressão cirúrgica, resultando em um processo de recuperação menos doloroso e cicatrizes mais esteticamente agradáveis;
  • Minimização considerável do sangramento durante a intervenção;
  • Diminuição do risco de complicações relacionadas à anestesia;
  • Reconhecimento como o método diagnóstico mais eficaz para identificação de lesões;
  • Oportunidade de tratar múltiplas lesões de uma só vez, otimizando o processo terapêutico.

Como será a internação para a videocirurgia do ombro?

A internação para a videocirurgia do ombro ocorrerá no dia da cirurgia, com o paciente em jejum. A equipe administrará anestesia geral, e o procedimento terá uma duração aproximada de 50 minutos. Após a conclusão do procedimento, o paciente aguardará cerca de 1 hora na sala de recuperação antes de ser encaminhado para o quarto. A alta hospitalar está programada para a manhã subsequente à cirurgia, quando a equipe fornecerá todas as orientações necessárias para o pós-operatório.

Por quanto tempo deverei utilizar a tipoia?

O período de uso da tipoia varia conforme o tipo de cirurgia realizada, geralmente situando-se entre 4 a 6 semanas. Durante essa fase, serão prescritos e explicados os exercícios iniciais.

Quando começarei a fazer fisioterapia?

A realização da fisioterapia após a remoção da tipoia é determinada por uma variedade de fatores, levando em consideração as particularidades de cada caso. Alguns pacientes podem iniciar esse processo antes da cirurgia, enquanto outros iniciarão posteriormente. No entanto, é fundamental ressaltar que todos os pacientes devem submeter-se à fisioterapia após o período de remoção da tipoia.

Em quanto tempo irei me recuperar da artroscopia do ombro?


A recuperação da artroscopia do ombro varia conforme o tipo de lesão e o paciente. O resultado final é esperado entre 6 meses a 1 ano após a cirurgia.

Qual será o resultado da cirurgia?

 

O resultado da cirurgia depende de diversos fatores, incluindo o tipo de lesão e as características do paciente, como colaboração, motivação, nível muscular, alimentação e presença ou não de doenças associadas, como diabetes, tabagismo, depressão não tratada e fibromialgia. A cicatrização individual e os objetivos do paciente também influenciam o resultado. Para obter o máximo resultado da cirurgia, é necessário seguir o tripé: exercícios, fisioterapia e acompanhamento médico.

Cumprindo esses pré-requisitos, espera-se alcançar mais de 90% de bons resultados!

Escanear o código