Tendinite Calcarea do Ombro

Home / Doenças / Tendinite Calcarea do Ombro

Oct 8, 2018

0

Tendinite Calcarea do Ombro

 

Uma das causas comuns de dor no ombro é a chamada tendinite calcárea.

É mais comum em mulheres de 30 a 50 anos de idade, porém pode ocorrer em homens como também em outras idades.

Em relação a uma tendinite comum, a tendinite calcarea é uma doença que gera depósitos de cálcio dentro de um ou mais tendões do ombro.

Ninguém sabe exatamente o porquê do aparecimento dessas calcificações; sabe-se que não existe relação  com o nível de cálcio do sangue, nem com alimentação, nem com traumas nem com atividades repetitivas.

O que se sabeé que  em algumas pessoas, por questões individuais, existem regiões de pouca vascularizaçãonos tendões e issoleva a alterações nos tecidos que culminam com o deposito cálcio dentro do tendão.

Quais os sintomas ?

A dor varia muito de pessoa a pessoa, indo desde dor leve aos movimentos com o braço elevado, como pendurar roupas, pegar objetos em estantes altas ou para vestir-se, e em alguns casos pode gerar dor intensa, incapacitante  que não cede aanalgesicos comuns ou antiinflamatórios.

Por que a tendinite calcarea causa dor?

Existem basicamente 2 motivos para esssa calcificação doer:

  1. A calcificação nesta região é encarado pelo organismo como corpo estranho a ser eliminado, então as células de defesa (macrófagos) “atacam” a calcificação gerando  processo inflamatório
  2. A calcificação ocupa um espaço ao tornar o tendão mais volumoso este começa a fazer atrito em outras estruturas conforme os movimentos são realizados

Como  faço resolver?

Basicamente são 4 formas de tratar

  1. Tratar os sintomas e aguardar : De cada 4 pacientes, 3 a calcificação é reabsorvida sozinha, porém isso alguns casos pode demorar até 2,5 anos.
  2. Ondas de choque – esse é um tipo especifico de tratamento, realizado por ortopedistas que possuam o aparelho e que tenham curso especifico para usa-lo. É indicado em calcificações menores.
  3. Punção guiada por ultrassonografia: a calcificação pode ter uma consistência que varia desde “ pó de giz” ou consistência de” pasta de dente”. Nas calcificações de consistência pastosa, pode-se indicar a punção aspirativa com agulha, no intuito de esvaziar o foco de calcificação.
  4. Artroscopia do ombro:é o método com maior resolutividade , usado principalmente nos casos de calcificações maiores ou não responderam aos tratamentos citados anteriormente. Que é um procedimento cirúrgico que consiste na introdução de uma microcâmera dentro do ombro, e através de pequenos orifícios na pele para introdução de materiais específicos, faz-se uma pequena janela  no tendão e realiza a remoção da calcificação.